terça-feira, 7 de junho de 2011

Paul F. Lazarsfeld (1901-1976)

Paul F. Lazarsfeld nasceu em Viena, Áustria em 1901.
Estudou na Universidade de Viena aonde se doutorou em matemática aplicada e física.
Freqüentava os círculos intelectuais de Viena.
Em 1929 fundou o Instituto de Investigação Aplicada em Psicologia Social da Áustria.
Foi para os Estados Unidos em 1933, onde trabalhou como diretor no Escritório de Pesquisas Sobre o Rádio, na Universidade de Princenton.
Em 1936 dirigiu o Centro de Pesquisas da Universidade de Newark em Nova Jersey.
Em 1940 iniciou trabalhos no Departamento de Sociologia da Universidade de Columbia, em Nova York.
Permaneceu na Universidade por 30 anos, aonde fundou e dirigiu a Pesquisa Social Aplicada com colaboração de outros pesquisadores de prestígio.
A pesquisa foi aplicada no condado de Erie, Ohio, em meio a campanha presidencial.
Foi o primeiro estudo sistemático sobre eleição.
Iniciaram a pesquisa quando havia sete meses para a eleição presidencial.
O artigo relatou a personalidade dos eleitores, sua formação e mediu a influência da mídia no processo decisório.
Lazarsfeld estudou a médio prazo os efeitos com a influência do rádio e a outra metade com a TV.
Através desses estudos percebeu que há um limite para a influência da mídia, pois os meios de comunicação tendem a confirmar ou fortalecer a escolha pelos candidatos.
Essa percepção rompeu com as abordagens anteriores que davam grande poder à influência da mídia.
Através deste estudo criou a Teoria do Fluxo de duas Fases da Comunicação, onde os lideres de opinião de um grupo social ou "grupo primário" recebem e processam a informação da mídia de modo a interagir com elas.





Após esse processamento dos lideres de opinião acontece um repasse de informações para a segunda camada, ou seja, processo de influência para o resto do público.
Segundo este modelo, os indivíduos isolados não estão sujeitos à comunicação direta ou indireta com os líderes, já que não há nenhuma cadeia de mediação entre eles.

As principais obras de Lazarsfeld foram:
The People's Choice. How the Voter Makes Up his Mind in the Presidential Campaing (1944);
Radio Listening In America (1948);
Voting (1954);
Personal Infuence (1955).

Bibliografia
http://www.infoamerica.org/teoria/lazarsfeld1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário