terça-feira, 7 de junho de 2011

Carl Iver Hovland (1912 –1961)

Hovland nasceu em Chicago em 1912.
Era filho de descendentes de imigrantes escandinavos.
Estudou matemática, ciência e psicologia Universidade Northwestern e fez seu doutorado em Yale.
Durante os anos 1930 e início dos anos 1940 fez grandes contribuições para diversas áreas da psicologia experimental humana, tais como a eficiência de diferentes métodos de memorização.
Durante a Segunda Guerra Mundial, dirigiu os estudos do Departamento de Guerra na persuasão e efeitos sobre a mudança de atitude através de informação e propaganda, pesquisando, para isso, vários filmes e documentários destinados à motivação dos soldados.
Com o termino da guerra, e com 33 anos, Hovland recebeu o patrocínio da Fundação Rockfeller e voltou à Universidade de Yale e desenvolveu um grandioso programa sobre comunicação e mudança de atitude.
Em meados de 1950 coordenou a criação do Centro de Pesquisa. Comportamental de Bell Telephone, aonde permaneceu até seu falecimento.
Carl Hovland é considerado um dos quatro fundadores dos estudos de comunicação.

A sua obra científica indica que os efeitos sobre mudança de atitude depende de várias circunstâncias relacionadas, como:
- O intervalo de tempo em que a mensagem é exposta.
- As fontes de emissão e credibilidade.
- A natureza da mensagem.
- A habilidades de comunicação.
- As características que o receptor possui, tais como afinidade ou oposição com a fonte, nível de formação, etc.
Hovland atribuiu seis fases à eficácia da comunicação:
- Resposta / resultado (mudança de comportamento) de um processo causal de um estímulo;
- Exposição de uma mensagem (emitente acto);
- Necessidade de chamar a atenção (atrair);
- Entendido (estar ao alcance do conhecimento);
- Aceito (ato de aceitar);
- Ser mantida (para permanecer).






O pesquisador defendia que:
- Toda resposta corresponde a um estímulo;
- A comunicação tem efeito limitado;
- É inviável conceber a sociedade de forma genérica;
- Os indivíduos devem ser estudados e compreendidos de acordo com suas reações aos estímulos recebidos;
- O processo de comunicação persuasiva deve levar em conta circunstâncias dos atores;
- O processo de comunicação persuasiva deve levar em conta circunstâncias do ambiente;
- Como as audiências não são iguais, a mensagem e a sua definição retórica e complexidade vão variar conforme o caso;
- Para haver mudanças de atitudes as crenças devem mudar.

Principais Obras de Hovland:
Experiments on Mass Communication (1949)
Communication and Persuasion (1953)
Effects of the Mass Media of Communication (1954).

Bibliografia
http://www.infoamerica.org/teoria/hovland1.htm
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=621&titulo=A_Teoria_Hipodermica_da_Midia

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